Feira de Saúde nos terreiros
combate intolerância religiosa
LAURO DE FREITAS/BA – Mais do que prestar serviços e atendimentos em saúde, a feira realizada no Terreiro Santa Bárbara, na Vila Praiana, fez com que a população atravessasse os muros da casa para conhecer o lado social das religiões de matriz africana. Outras feiras estão programadas para terreiros nas localidades de Vida Nova, Itinga e Portão. O projeto, que é executado apenas em Lauro de Freitas e Salvador, foi idealizado pela Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab), em parceria com o Departamento de Promoção da Igualdade Racial, e busca combater a intolerância religiosa.
De acordo com Jadilson Lopes, coordenador da Fenacab no município, as feiras ajudam a resgatar a cultura afro-brasileira "e fazem com que a comunidade tenha com o terreiro, o mesmo respeito que tem com uma igreja evangélica, católica ou um centro espírita". Segundo o coordenador, uma equipe técnica da Secretaria de Saúde e da Fenacab seleciona os terreiros que sediarão as feiras. "Queremos que a população conheça o terreiro, mas também que ela tenha comodidade e conforto no atendimento".
Com 30 anos de funcionamento, o Terreiro de Santa Bárbara deve ser tombado em agosto pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC). À frente do Santa Bárbara, o Pai Valdemir de Lauro de Freitas, diz que a realização das feiras mostra o lado social dos terreiros. "Nós não somos apenas uma casa espiritual. Também desenvolvemos atividades que beneficiam a comunidade. É uma das nossas funções".
Entre os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do município, estavam a saúde bucal, vacinas, atendimento em fisioterapia e nutrição, aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos, além da Unidade Móvel de Saúde, com atendimento clínico e odontológico.
L.F. 23.04.2008
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - (71) 3288-8630/
www.laurodefreitas.ba.gov.br / imprensalauro@gmail.com
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário