quinta-feira, 24 de abril de 2008

Mulheres são capacitadas
para a construção civil


Um curso diferente tem incentivado as mulheres de Camaçari. O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), está promovendo até o dia 28 de maio, na Casa do Trabalho, curso de pedreiro polivalente, com carga horária de 120 horas, no qual todos os participantes são do sexo feminino.
Com duas turmas de 20 alunas cada, o curso tem aulas práticas e teóricas sobre conhecimentos da construção civil, relações interpessoais, educação ambiental, ferramentas, segurança no trabalho, qualidade, produtividade e revisão de matemática. As aulas práticas são ministradas em associações e lugares que estejam precisando de reparos, trabalhando as necessidades do local. O Senai vai oferecer os materiais de construção e os equipamentos de proteção individual.
A estudante Sônia Gomes dos Santos, 31 anos, está muito confiante. Ela disse que é curiosa e o que a motivou a fazer o curso foi o jeito para pintar e consertar tudo em casa. "Sou pau pra toda obra. Tenho garra e raça para enfrentar o preconceito, pois o serviço de pedreiro sempre foi exercido por homem".
"Resolvemos nos unir e mostrar aos homens o quanto somos capazes, por isso estamos aqui para o que der e vier" disseram as amigas Daniela Matos, 32 anos, e Noelice Bispo dos Santos, 27 anos. Elas são donas-de-casa, desempregadas e decidiram concorrer a uma vaga no mercado da construção civil através do curso de capacitação.
Outra participante que demonstra muita vontade é Rosilene Guimarães, 25 anos. Ela comprou uma casa antiga na Gleba H, que precisa de reforma, mas como não tem condições para pagar, resolveu ser uma das participantes. "Pretendo aprender a reformar minha casa e a decorar de acordo com o meu gosto, pintando as paredes e colocando o piso".
A engenheira civil e instrutora do Senai Adriana de Oliveira está contente com a disposição das alunas. "Elas têm demonstrado muita vontade de aprender. O objetivo é conseguir que todas sejam inseridas no mercado de trabalho com segurança". No final do curso as participantes receberão certificado do Senai.

ASCOM – Prefeitura de Camaçari

Nenhum comentário: