quarta-feira, 30 de abril de 2008

Escolas de Lauro de Freitas fazem ato no Dia Estadual de Combate a Dengue

LAURO DE FREITAS - Mais de mil alunos das escolas Estaduais Francisco Pereira Franco, em Itinga, e Kleber Pacheco de Oliveira, em Portão, município de Lauro de Freitas, fizeram caminhadas hoje (30) para marcar o Dia Estadual de Combate a Dengue. No percurso, levaram cartazes e distribuíram panfletos com mensagens de prevenção e cuidados para evitar focos do mosquito. A prefeitura de Lauro de Freitas se incorporou ao movimento com os Agentes Comunitários de Saúde distribuindo panfletos e dando dicas de como evitar a doença.
A estudante Queila Santos de 17 anos disse que as ações conjuntas é o único remédio capaz de evitar o avanço da doença. A professora Aline Mendes destacou que a escola, além de educar tem o importante papel de conscientização e a caminhada é um exemplo de cidadania. "Estamos unidos para combater o vilão do momento, que é a Dengue". Os alunos mostraram ter conhecimentos sobre a doença e formas de combate. "Em minha casa não deixo água parada", reforçou Queila.
A Secretaria Municipal de Saúde está realizando palestras com distribuição de panfletos e apoio de um grupo de teatro nas escolas da rede municipal. Em Lauro de Freitas até agora só foram constatados três casos de dengue clássica. A morte de um morador, atribuida à dengue, é contestada pela secretaria municipal. O morador ficou 20 dias internado no Hospital Santa Terezinha com suspeita de broncopneumonia e seu atestado de óbito indica como causa da morte insuficiência respiratória.

Mutirões - A Prefeitura reforçou as ações de combate à dengue, com a intensificação dos mutirões de limpeza dos rios, visita dos agentes de endemias casa a casa e distribuição de panfletos e cartazes. Todas as secretarias estão envolvidas na campanha. Hoje pela manhã uma equipe da Sesp limpou áreas às margens do Rio Sapato, em Vilas do Atlântico. Agora o trabalho é feito semanalmente para evitar a proliferação do Aedes Aegypt, com a utilização de dragas, coleta de sacos plásticos, pneus, garrafas e madeira descartadas, que são encaminhadas para reciclagem.
A limpeza dos rios sempre foi realizada de forma contínua todos os meses. No entanto, a prefeita Moema Gramacho determinou que o serviço fosse reforçado, passando a ser feito pelo menos uma vez por semana. A limpeza foi estendida a terrenos baldios. Apesar de não ter sido constatada a existência de larvas ou mesmo vetores da dengue, as Secretarias trabalham em conjunto nos rios Ipitanga e Joanes. Na semana passada, técnicos da Secretaria de Saúde erradicaram possíveis focos no bambuzal da entrada do Aeroporto.
Durante a operação, o coordenador da equipe, Ivo Santos de Jesus, disse que o grupo não medirá esforços na luta contra a dengue, em todos os pontos da cidade. Em Vilas do Atlântico foram retiradas as grades que cercam o canal que cruza o bairro para facilitar a remoção do lixo. Os proprietários de imóveis de veraneio também estão sendo alertados para o risco O mutirão já visitou mais de 20 pontos.

L.F 28.04.2008 DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO - (71) 3288-8630/
www.laurodefreitas.ba.gov.br / imprensalauro@gmail.com

Nenhum comentário: