sexta-feira, 25 de abril de 2008

Eleitor deve regularizar situação com o TRE
Tv Bahia
Assista ao vídeo desta matéria
Ano de eleição e muita gente já sabe: quem tem pendência com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem de ficar em dia com a documentação. O prazo para regularizar o título de eleitor vai até 7 de maio.
Depois de quatro eleições sem votar, o administrador José Alzemar decidiu transferir o título de eleitor da cidade de Ichu, região sisaleira, para Salvador. “Eu moro em Salvador desde 1989 e venho sempre justificando pela questão do trabalho mesmo”.
A central de atendimento do TRE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), ampliou o horário de funcionamento: das 8h às 18h. Termina no dia 7 de maio o prazo para que o eleitor que teve o título cancelado porque deixou de votar três eleições seguidas acerte as pendências com a Justiça Eleitoral, mesmo prazo para quem não compareceu à revisão eleitoral do ano passado, que aconteceu em algumas cidades do estado.
Antes que a fila cresça, jovens aproveitam para tirar o título pela primeira vez. “Eu tenho apenas 15 anos. Não posso votar hoje, mas vou fazer aniversário no dia 14 de agosto e poderei votar”, afirma o estudante Ailton Santos. Quem completa 16 anos até o dia da eleição – 5 de outubro – pode tirar o título até 7 de maio.
Homens devem apresentar certificado de alistamento militar e as mulheres um documento oficial com foto. A Bahia tem hoje 8,9 milhões de eleitores. No ano passado, 746 mil títulos foram cancelados em 199 municípios baianos. Foi o estado brasileiro que mais cancelou títulos em 2007. O TRE lembra que para votar em sessões especiais os deficientes físicos têm também até o dia 7 de maior para solicitar o local de votação adaptado.
“Na última eleição, em 2006, o Tribunal providenciou 198 locais de votação com essa sessão instalada. De lá até a data do dia 22 de abril deste ano, já temos 250. Para aumentar mais, é preciso que eles compareçam, identifiquem-se e falem das necessidades”, afirma Cesaltina Lélis, assessora de comunicação do TRE.
Neste sábado (26) e domingo (27), o TRE vai funcionar, mas em outro local. O atendimento vai ser das 8h às 17h, no colégio Imeja, na Boca do Rio, em frente à sede de praia do Bahia.
Clique aqui para ver os vídeos do Bahia Meio Dia

Nenhum comentário: