segunda-feira, 28 de abril de 2008

Camaçari combate hipertensão com ato educativo

Conscientizar e esclarecer a população de Camaçari sobre a hipertensão arterial. Esse foi o foco do evento realizado pela Secretaria da Saúde da Saúde (Sesau) na praça Desembargador Montenegro, sábado (26/04), data de combate e prevenção à doença.
No evento, ocorrido das 8h às 12h, houve teatro com o tema pressão arterial, distribuição de panfletos educativos, verificação da pressão arterial e esclarecimento sobre o assunto.
De acordo com Giuliano Souza, um dos coordenadores do evento, a hipertensão é uma doença silenciosa que acomete 30% da população adulta no Brasil. A hipertensão arterial é considerada silenciosa, pois não apresenta sintomas, mas causa complicações como diabetes, doenças nos rins, olhos e coração, além de ocasionar um grande número de internações e mortes.
Adalice dos Santos, 67 anos, aprovou a iniciativa da Prefeitura. "É importante porque a gente é orientado sobre doenças que às vezes nem conhecemos." Para Osmar Vieira, 60 anos, a atitude é boa porque nem todo mundo pode ir ao posto médico. "Aqui somos atendidos com calma".
Participaram do ato equipe composta por 14 pessoas, entre as quais estudantes de enfermagem e educação física, além de enfermeiros e fisioterapeuta.

Nenhum comentário: