segunda-feira, 28 de abril de 2008

Salvador e RMS registram pelo menos 14 homicídios

Bruno Wendel e Camila Vieira

Salvador e região metropolitana registraram 14 homicídios, de sexta-feira até as 19h de ontem. Os dados são da Central de Telecomunicações das Polícias Militar e Civil (Centel). Os assassinatos ocorreram nos bairros de Pernambués, Imbuí, Engenho Velho de Brotas, Calabar, Simões Filho, Arraial do Retiro, Lauro de Freitas, Camaçari (Monte Gordo), São Caetano, Candeias e Alto do Cabrito. A maioria dos crimes não tem autores conhecidos. Um dos crimes mais brutais foi o do autônomo Jorge Cardoso dos Santos, 52 anos, assassinado com várias facadas no início da manhã de ontem, no bairro de Pernambués, onde residia.
De acordo com a polícia, após consumar o ato, o criminoso deixou o imóvel pela janela dos fundos sem levar nada da vítima, descaracterizando, a princípio, a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). O caso está sendo apurado pela Delegacia de Homicídios (DH). Jorge teria sido visto com vida pela última vez por volta das 22h de sábado, quando chegava em casa, o último andar de um prédio situado na Rua 28 de Abril. Pouco depois das 5h30, uma vizinha acordou com uma discussão, seguida de pedidos de ajuda. Apavorada, ela acionou uma guarnição da 1ª Companhia Independente, que passava no local. Ao arrombar o imóvel, policiais militares e moradores se depararam com o autônomo ensangüentado na sala trajando apenas uma cueca e com várias perfurações.
As roupas reviradas e sangue espalhado em todos os cômodos eram sinais de que Jorge teria entrado em luta corporal com o assassino. Ao analisar a cena do crime, peritos do Departamento de Polícia Técnica recolheram uma faca de cozinha com vestígios de sangue a alguns metros do cadáver. Ainda de acordo com a equipe técnica, o autônomo apresentava escoriações nas costas e braços e na janela da área de serviço foram encontradas pegadas de sangue, deixadas pelo assassino na fuga. O levantamento cadavérico foi presidido pela delegada Dalva Cardoso, plantonista da DH.
Abalados, parentes de Jorge contaram que ele já teve a casa invadida algumas vezes por bandidos do bairro, mas ainda assim não queria deixar o imóvel. “Depois desses acontecimentos, insistimos para Jorge mudar de endereço, mas ele não queria”, contou uma irmã. Pai de uma menina de 12 anos, a vítima morava sozinha e tinha como renda aluguel de imóveis. Tiros - Jessé Ferreira dos Santos, 26 anos, foi morto ontem, por volta das 18h45, na Praça dos Artistas, no Engenho Velho de Brotas. Ele estava com um grupo de amigos na praça, quando um indivíduo de identidade ainda desconhecida chegou atirando. Pouco tempo depois do assassinato, agentes da 6ª Delegacia de Brotas estiveram no local, mas ainda desconhecem a causa do crime. O silêncio prevaleceu entre os moradores e transeuntes, que não quiseram dar maiores informações. Por volta das 20h, o corpo foi levado para o Instituto Médico-legal Nina Rodrigues. De acordo com informações da 6ª DP, a vítima tinha duas passagens pela polícia por envolvimento com o tráfico de drogas, uma em 2001 e a última em 2005.
Tráfico - No bairro do Calabar, podem estar relacionadas ao tráfico de drogas as mortes de Wander Luís Barreto dos Santos, 20 anos, e George Santos Dias, 19, que foram encontrados com vários tiros ontem pela manhã. O duplo homicídio está sendo apurado pela delegada Kiyomi Kuratami Pimentel, plantonista da 14ª Delegacia (Barra), que ainda não tem pistas dos assassinos. Familiares das vítimas e moradores da região não quiseram comentar o fato.
Populares encontraram os corpos defronte a uma residência da Rua Nova do Calabar, por volta das 5h, e logo acionaram a polícia. Wander e George apresentavam perfurações na cabeça, tórax e braços. De acordo com agentes da 14ªDP, uma “trouxinha” de maconha foi encontrada na cueca Wander. O calibre das armas usadas na execução ainda não foi identificado. A delegada Kiyomi pretende, na manhã de hoje, ouvir parentes das vítimas, a fim de colher mais informações para que se possa chegar aos autores do crime.
Briga - Ao defender o primo, Leonardo Luís Souza de Jesus, 21, foi assassinado com um golpe de facão no rosto, anteontem à noite, no bairro do Arraial do Retiro. Ele intercedeu por Igor Santos de Jesus, 19, que tinha sido cercado por quatro homens armados em um bar, localizado no fim de linha. Na ocasião, Igor acabou sendo baleado e foi socorrido ao Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula, onde permanece internado.
Familares da vítima, que estiveram ontem pela manhã no Instituto Médico-legal Nina Rodrigues, contaram que Leonardo e Igor bebiam, quando quatro rapazes desceram de um veículo, por volta das 21h, e em seguida, cercaram Igor e começaram a espancá-lo. Embora em desvantagem, Leonardo intercedeu pelo primo surrando um dos desconhecidos. Um outro rapaz do bando, armou-se com um facão e desferiu o golpe mortal. Apavorado, Igor chegou a correr, mas foi baleado por trás e caiu ao chão. Ele foi socorrido por populares e levado ao HGRS. O caso está sendo apurado por policiais da 11ª Delegacia (Tancredo Neves), que ainda não possuem pistas dos criminosos.
O morador de rua Gilmar Alves Ferreira, 51 anos, foi morto ontem à tarde, em Simões Filho, após levar uma facada. O autor do crime, Ricardo Rêgo, 25 anos, foi autuado e preso em flagrante. De acordo com a 22ª Delegacia de Polícia, eles teriam brigado e trocado golpes de faca. A briga ocorreu no Bar do Serafim, onde Ricardo estava em companhia de dois amigos e do cunhado de prenome Ivan. Os companheiros foram ouvidos pela polícia e liberados.

Nenhum comentário: