segunda-feira, 28 de abril de 2008

Começa a campanha de Vacinação de cães e gatos

Começa hoje (28/04), em Camaçari, a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. O primeiro bairro beneficiado foi o bairro Parque Verde I. A ação domiciliar dos agentes acontece todos os dias de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
A campanha tem como objetivo a erradicação e controle da raiva animal. A expectativa é de imunizar 22 mil cães e 6 mil gatos. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) disponibiliza para esta campanha 35 profissionais.
Em seguida, os agentes seguem para as localidades Parque Verde e Gleba E. Para quem tem interesse em vacinar o animal fora da campanha, o CCZ oferece postos fixos o ano todo, às sextas-feiras, das 8h às 17h, nos postos de saúde dos bairros Nova Aliança, Gleba E, Camaçari de Dentro, Gravatá, Natal, Piaçaveira, Nova Vitória e Novo Horizonte. Além de Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Pojuca, Monte Gordo, Parafuso e Barra de Jacuípe.
Apesar da resistência de alguns à vacina anti-rábica, pela falsa idéia de que pode provocar a morte dos animais, os agentes explicam que a imunização não mata. "O que pode ocorrer é o animal estar contaminado com outro tipo de doença, como a tuberculose e não resistir, vindo a falecer", afirma o coordenador dos agentes, Antonio Borges.
Para a moradora do Parque Verde I, Maria José Santos, a campanha é muito boa, pois "faz bem aos animais e com isso elimina os riscos às pessoas".
A raiva é uma doença fatal, que paralisa o corpo e afeta o sistema nervoso. A melhor forma de combater a raiva é através da vacina. Como prevenção, o dono deve observar o animal, que contaminado pára de comer e beber, saliva bastante e coloca a cauda entre as patas.
A raiva se manifesta de duas formas, a furiosa, quando o animal fica arisco e ataca às pessoas, e a silenciosa, com a procura de lugares escuros e vazios para se refugiar. A doença pode ser transmitida por meio da saliva, arranhões ou qualquer tipo de agressão. Ascom

Nenhum comentário: