segunda-feira, 14 de abril de 2008

Estudantes de Cordoaria recebem
escola reformada e ampliada


Em clima de festa, os estudantes de Cordoaria, localizada zona rural de Camaçari, reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Palmares desde 2005, receberam do prefeito Luiz Carlos Caetano a nova Escola Nossa Senhora de Santana, na tarde de sexta-feira (11/04). Pela primeira vez o estabelecimento de ensino passa por reforma e ampliação feita pela Prefeitura.
O evento foi aberto pelo estudante Emerson dos Santos, 9 anos, da 4ª série. Ele saudou os presentes e falou da alegria de receber um novo colégio, que, como destacou, vai estimular todos a estudar ainda mais. Logo após, o grupo Engenho de Capoeira, de Vila de Abrantes realizou uma apresentação voltada para a cultura-afro que emocionou a todos.
A diretora da escola Elenita Alves disse que era um dia histórico para a comunidade, porque o lugar vai se tornar uma referência, principalmente pelo trabalho que fará com matrizes africanas. "Hoje, este local é o nosso orgulho e o nosso amor".
"Agora meus filhos estão em uma escola com tudo que tem direito, parque infantil, biblioteca e museu, disse empolgada Solange Costa, mãe de Beatriz, 4 anos, e João Marcelo, de 6. Com investimento orçado em R$ 345 mil, a escola de Cordoaria é mais uma prova da prioridade que a educação tem merecido da administração municipal, além de reafirmar os investimentos feitos pela Prefeitura para garantir a inclusão social, em particular dos setores da sociedade que mais precisam do governo.
Situada na zona rural de Camaçari, a Escola Nossa Senhora de Santana dispõe de equipamentos e serviços do mais alto nível. Além das salas de aula, do pátio coberto, da diretoria, secretaria, sanitários e, auditórios, possui museu para exposições de artefatos e utensílios relacionados à cultura africana, biblioteca, parque infantil, mini-quadra, quiosque e até uma horta com plantas medicinais.
Para o secretário da Educação, Valter Lima, a inauguração da escola dá continuidade ao projeto de educação do Município. "Neste estabelecimento, vamos atender ao projeto Moju, com o ensino da história da África, e introduzir o laboratório de informática móvel, com acesso à internet."
"Cordoaria era um lugar que estava esquecido e agora está recebendo um tratamento diferente, com asfaltamento, pavimentação, saúde e educação, onde as crianças podem sonhar com o futuro", disse o prefeito Luiz Carlos Caetano.
No final da cerimônia, foi servido um coquetel com mingau, pamonha e tapioca, iguarias feitas pelas mulheres da comunidade, com os produtos da Casa de Farinha de Cordoaria.
Participaram do evento a vice-prefeita Tereza Giffoni, os secretários Carlos Silveira, da Secretaria de Ação Social ( Seas), Valdir Freitas, da Habitação (Sehab), Paulo Pinto, da Administração ( Secad), Demétrius Moura , da Cultura ( Secult), Vital Vasconcelos, de Esporte e Lazer ( Sedel), Antonio Carlos Falcão, do Cerimonial, os vereadores Cleber Alves (PT) e João da Galinha ( PSB), além do tata Ricardo Tavares, do Terreiro Lemba do Parque Real Serra Verde.

Um comentário:

neide disse...

ADOREI O INVESTIMENTO FEITO NA COMUNIDADE DE CORDOARIA GOSTARIA DE APROVEITAR A CONCIENTIZAÇAÕ DOS POLITICOS ELEITOS TAMBEM COM VOTOS DESTA COMUNIDADE E SOLICITAR QUE NÃO PAREM NA CORDOARIA OS BENEFÉCIOS MAS QUE SE ESTENDAM AO PELA PORCO, SUCUPIRA E ADJACÊNCIA INCLUSIVE FORNECENDO ÁGUA,SANEAMENTO SEGURANÇA E ETC.. POIS TENHO UMA PEQUENA PROPRIEDADE ONDE CULTIVO, PORÉM DEVIDO A FALTA DE ESTRUTURA DIVERSAS COMO AGUA CANALIZADA, TRANSPORTE E PRINCIPALMENTE SEGURANÇA NÃO TENHO CONDIÇÃO DE DAR CONTINUIDADE AOS PROJETOS DE AGRICULTURA ORGÂNICA QUE TENHO EM ESTUDO, SABEMOS QUE NA CORDOARIA TEM QUADRILHAS DE ASSALTANTES QUE IMPEDEM AOS DONOS DE SÍTIOS TEREM EM SUAS PROPRIEDADES CASEIROS POIS OS DITOS MARGINAS EXPULSAM AGREDINDO ,ESTUPRANDO E ROUBANDO OS CASEIROS E SUAS FAMILIAS

BOM DIA