Camaçari recebe novo reforço
para segurança pública
O Município está próximo de por em prática as ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). A confirmação aconteceu na tarde de hoje (16/04), durante encontro entre o coordenador regional na Bahia do programa, coronel Francisco Edson de Araújo, e a secretária do Governo, Jailce Andrade. O convênio de adesão ao Pronasci foi assinado pelo prefeito Luiz Caetano, em dezembro passado, na capital brasileira.
O projeto articula políticas de segurança pública com ações sociais e atua de forma preventiva junto à comunidade. Fazem parte do plano de ação, a implantação de um núcleo de polícia comunitária, um telecentro para inclusão digital, bolsa auxílio para os multiplicadores do programa. Para a execução, o Ministério da Justiça vai investir R$ 6,7 bilhões até o final de 2012, em todo o País. Em Camaçari, o piloto será desenvolvido nos Phoc´s I, II e III, onde residem atualmente mais de 17 mil pessoas.
Inicialmente, o Ministério vai destinar cerca de R$ 1 milhão, à Camaçari, que deve arcar com 1% do valor. A primeira parcela do orçamento chega à cidade até o dia 05 de julho deste. Nos anos subseqüentes, o valor varia de acordo com o desenvolvimento do Pronasci. As cidades incluídas no programa têm até o dia 30 deste mês, para enviar ao Ministério da Justiça o projeto executivo com o plano de ações. O Pronasci é desenvolvido através de parceria com os estados e municípios.
Segundo Francisco Edson, na Bahia, além de Camaçari, apenas Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho foram contempladas pela iniciativa. "O Município está com o projeto bastante adiantado e vejo que a equipe da Prefeitura se empenhou bastante para isso", comenta.
A secretária de Governo lembrou que o Pronasci vai agregar força ao trabalho realizado pelo Município. Jailce Andrade ainda informou que na próxima quarta-feira (23/04), às 14h, haverá reunião dos secretários para que indiquem as pessoas que irão representar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O órgão ficará responsável pela coordenação e fiscalização do Pronasci em Camaçari. O encontro será no auditório do gabinete.
PLANO DE SEGURANÇA
Apesar de ser competência do poder público estadual, a Prefeitura assumiu a responsabilidade pela segurança no município para oferecer melhores condições de vida à população e tornar o sistema mais eficiente. No intuito de intensificar as ações na área, implantou, em maio de 2007, o Plano Municipal de Segurança e equipou as policias civil e militar com 11 viaturas novas, além de oferecer auxílio nos gastos com combustível e alimentação dos policiais.
O plano prevê ainda a instalação de 22 câmeras de segura em pontos estratégicos das entradas e saídas do Município, nos Phocs 1, 2 e 3 e no Centro. Os locais foram escolhidos por serem pontos de maior convergência. A monitoração eletrônica deve está funcionando plenamente até no final de maio. As câmeras, conectadas à rede sem fio e de alta velocidade, ficarão ligadas 24 horas na Central de Atendimento, localizada no 12º batalhão da Policia Militar. Em uma segunda etapa, as ações serão ampliadas para os demais bairros do Município.
Com 265 policiais na sede e 115 na orla, Camaçari deve ter um reforço de mais alguns homens até o final deste ano, quando finaliza o curso de formação para 180 homens, previsto para começar na próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário