quinta-feira, 17 de abril de 2008

Governo Municipal recebe Sindicato da construção civil

Representantes do Sindticcc-Ba (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem e Manutenção de Camaçari) estiveram reunidos, na tarde de ontem (16/04), com a secretária de Governo, Jailce Andrade, para discutir a situação dos profissionais que trabalham nas obras do Município. Na ocasião, ficou estabelecido a realização de encontros permanentes entre a representante do executivo e o Sindticcc para acompanhar o caso.
Segundo a entidade, algumas empresas responsáveis pela execução das obras municipais estariam lesando os direitos do trabalhador. Dentre as queixas estão a falta de fardamento e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI´s), o atraso de pagamentos e a contratação sem assinatura da carteira de trabalho.
Ademilton Borges, diretor-secretário do Sindticcc, afirma que a postura das empresas fere a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), instrumento normativo pactuado entre sindicato, representantes de empregadores e empregados. Diante da queixa, Jailce Andrade solicitou, à entidade, a apuração dos fatos, para que seja feita a oficialização das denúncias e, a partir daí, a Prefeitura possa agir de forma eficiente e imediata na resolução do problema, inclusive, se necessário, reincidindo contrato com as empresas acusadas.
Ao término da reunião, ficou agendada uma nova reunião para a próxima quarta-feira (23/04), às 14h, no gabinete do prefeito, onde o Sindticcc deverá apresentar relatório com os problemas enfrentados pela categoria no município. Também participaram da reunião, o secretário da Infra-estrutura, João Bessa, e o Ouvidor municipal, Antônio Cotrim.
Além de Camaçari, o Sindticcc-Ba também representa trabalhadores de Lauro de Freitas, Dias D`Ávila, Mata de São João, Entre Rios, Catu, Cardeal da Silva, Pojuca, Araçás, Itanagra e Esplanada.

Nenhum comentário: