Corrida de Tiradentes abre temporada baiana
Elói Corrêa/Agência A Tarde
A prova será a primeira das sete etapas que integram o Circuito de Corridas de Rua 2008
Diego Adans, do A Tarde
Domingo, 20, a partir das 8h, será aberto, oficialmente, o Circuito de Corridas de Rua da Bahia com a realização da 34ª Edição da Corrida Rústica Tiradentes.
Considerada uma das mais tradicionais provas de atletismo do Estado, a disputa - promovida pela Policia Militar da Bahia e realizada pela Cefed/PM - homenageia o patrono da Polícia Militar brasileira: o alferes Joaquim José da Silva Xavier.
Diferentemente dos anos anteriores e por uma orientação da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), a edição da Corrida Rústica de Tiradentes deste ano não contará com a categoria juvenil 16 anos.
“Por recomendação da IAAF e ordem da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), os jovens de 16 anos só podem fazer provas, agora, inferiores a dez quilômetros. A faixa etária mais nova que teremos é a categoria juvenil que abrange atletas de 18 e 19 anos”, informou, Og Robson, presidente da Federação Bahiana de Atletismo.
Com isto, as disputas ocorrerão em 13 categorias no masculino e dez no feminino. Além dos segmentos cadeirantes (cadeira tradicional e cadeira triciclo e deficientes (físicos e mentais).
Ainda de acordo com o dirigente, na semana passada foi realizado o Congresso Técnico da prova, quando foram levantados alguns pontos de discussão da competição. O objetivo é evitar os transtornos ocorridos durante a prova do ano passado.
“Alguns corredores fizeram um percurso equivocado. Então, este ano, vamos colocar colocar prepostos, em toda a prova, para que os retardatários não se percam”, explicou Og Robson.
“Para a segurança dos atletas, iremos disponibilizar uma ambulância da Salvar, uma viatura da Policia Militar e batedores da SET. Além disso, colocaremos dois postos de água. No quilômetro cinco e na chegada da prova”, acrescentou o dirigente.
Preparação - Por ser a primeira das sete provas do circuito, muitos corredores irão utilizar a competição para avaliar como se encontra a preparação física ainda neste início de temporada.
Este é o caso do médico cardiologista Marco André Sales, integrante do grupo de corrida Triação, que disputará pela quinta vez a tradicional prova.
Acostumado a correr distâncias maiores, os cerca de 42 quilômetros oficiais das maratonas, por exemplo, Marco André espera manter sua média pessoal.
“Vou tentar manter meu ritmo, ‘sem quebra’, numa velocidade aproximada de 12 km/h”, explicou, ressaltando que seu objetivo não é a vitória e, sim, completar a corrida.
Percurso - As largadas estão programadas para ocorrer às 7h55 para a categoria feminina e cadeirantes e às 8 horas para a categoria masculina e pessoas com necessidades especiais.
A prova terá aproximadamente nove quilômetros e meio com o seguinte percurso: largada em frente à Vila Policial Militar do Bonfim (Dendezeiros), Av. Dendezeiros, Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), Enseada dos Tainheiros, Largo da Ribeira, Marina da Penha, Igreja da Penha, Av. Beira Mar, Ladeira Porto do Bonfim, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e Largo da Boa Viagem, Rua Polidório Bitencurt. A linha de chegada será na pista de atletismo da Vila Policial Militar do Bonfim.
terça-feira, 15 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário