quarta-feira, 16 de abril de 2008

Construção da Via Parque aguarda liberação do CRA

As obras de construção da Via Parque, que liga Vila de Abrantes a Jauá, permitindo uma opção para carros de passeio que não queiram pagar o pedágio da Estrada do Coco, devem começar em breve. A Prefeitura, responsável pela elaboração do projeto, aguarda licenciamento do Centro de Recursos Ambientais (CRA) para dar início aos serviços.

A nova pista possui 2,6 quilômetros. Terá pavimentação em paralelepípedo, redutores de velocidade, paisagismo das margens, recomposição da vegetação, mirante com área de estacionamento, pontilhões e duas portarias de acesso. Toda obra obedece orientação do CRA, que manteve reuniões constantes com representantes do Executivo municipal para ajuste e finalização do projeto.

Por se tratar de uma área de preservação ambiental, não será permitida circulação de veículos pesados, a exemplo de caminhões e ônibus coletivos. Além disso, a velocidade máxima permitida será de 60 quilômetros por hora. Segundo a Secretaria Municipal da Infra-estrutura (Seinfra), veículos de grande porte só devem circular pela estrada com licença especial, concedida pela secretaria e a Superintendência do Trânsito e Transportes (STT). Os critérios para utilização, no entanto, ainda serão definidos em reuniões entre a comunidade local e Seplan.

A intervenção é uma antiga reivindicação da população de Jauá e Vila de Abrantes, penalizadas com a cobrança do pedágio pela CLN (Concessionária Litoral Norte). Concluída a obra, a Via Parque será uma opção para os moradores de Camaçari, que tiveram o Município dividido pela concessionária.

Àqueles que vêm de Salvador e querem evitar o pedágio também se beneficiam com a obra. O motorista percorrerá, além dos 2,6 quilômetros da Via Parque, mais cerca de 4 quilômetros até chegar novamente a Estrada do Coco.

Nenhum comentário: