segunda-feira, 14 de abril de 2008

Cirurgia de joelho
começa amanhã


Em uma iniciativa inédita no Estado, Camaçari inicia amanhã (11/04) quatro procedimentos nas áreas de ortopedia, com a cirurgia de joelho. Todo trabalho é realizado de forma gratuita, através de parceria entre a Prefeitura e o governo da Bahia. A pretensão é atender 16 pacientes por semana.
O procedimento cirúrgico, conhecido como artroscopia, é feito por sistema de câmeras (vídeoartroscopia) e pinças inseridos na articulação, sem que seja necessária a realização de grandes cortes. As cirurgias serão realizadas no Hospital Geral de Camaçari (HGC). O tempo de internamento é curto e o paciente é liberado em 24 horas.
As cirurgias de joelho vão atender, na primeira etapa, 50 cadastrados na Central de Regulação da Sesau e custam em média R$ 7 mil. Segundo a diretora do Departamento de Auditoria, Controle, Avaliação e Regulação do SUS em Camaçari, Maria Edmar Torres Silva, no próximo semestre deve começar a cirurgia de otorrinolaringologia.
A ação faz parte da campanha Mutirão de Cirurgias, instituída em 2006, pela atual administração. Mais de 2 mil pessoas já foram beneficiadas com procedimentos cirúrgicos gratuitos nas especialidades de ginecologia, ortopedia, clínica geral, angiologia, proctologia e oftalmologia. Para execução dessas cirurgias, a Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 265 mil.
Também é garantido ao paciente todo acompanhamento pós-operatório, que envolve a consulta com o médico especialista, fornecimento de equipamentos como as muletas e o tratamento de fisioterapia.
A identificação das pessoas que necessitam de intervenção é feita através do telefone 0800 284 0067, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para realizar a operação, a Secretaria da Saúde (Sesau) encaminha as pessoas às clinicas credenciadas para fazer a consulta. O médico avalia a necessidade do procedimento e, caso necessário, agenda a cirurgia. O paciente não enfrenta fila e recebe os exames em até cinco dias.

Nenhum comentário: