terça-feira, 15 de abril de 2008

Camaçari na etapa nacional
do Prefeito Empreendedor



Luiz Caetano disputa com outros 30 prefeitos, o título de melhor do Brasil. A entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2007 acontece nesta quarta-feira (16/04), às 20h, no Alvorada Park Hotel, em Brasília. A quinta edição do prêmio, que teve 1.362 projetos inscritos, irá eleger os 10 vencedores do país.
Além dos cinco vencedores, um por região, serão premiados cinco prefeitos nas categorias desburocratização e desoneração tributária, acesso ao crédito, compras governamentais, formalização e utilização de royalties e compensações financeiras. Os ganhadores recebem troféu e missão técnica internacional.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entidade organizadora do evento, este ano houve um número recorde de inscritos, com uma participação cinco vezes maior do que na primeira edição do prêmio, em 2001, quando se inscreveram 260 prefeitos. A partir de 2005, a premiação passou a ser bianual.
Em fevereiro deste ano, o Sebrae classificou Luiz Caetano como o melhor da Bahia. O Município concorreu com sete projetos e foi o melhor entre as 47 cidades baianas selecionadas. O prêmio é oferecido pelo Sebrae para prefeitos e administradores regionais do Distrito Federal que se destacam no apoio e incentivo às micro e pequenas empresas e no consequente desenvolvimento econômico e social do Município.
Camaçari inscreveu os programas Mão Dupla, Mulher Cidadã, Varejo Vivo, Micro-crédito (Credibahia e Banco do Povo), capacitação e qualificação de mão-de-obra e a Lei da Microempresa. Com a implantação da versão municipal da Lei Geral da Microempresa, Camaçari passa a ser um dos primeiros do país a adotar medidas concretas que ampliam a capacidade de sobrevivência dos segmentos. Pela lei municipal, aprovada em julho do ano passado, os pequenos empresários, responsáveis por 55% dos empregos gerados na cidade, ganham competitividade.
Para avaliação e seleção dos projetos, foi constituída uma comissão julgadora que analisou as ações, obedecendo critérios de abrangência dos projetos, impacto na economia local, relação custo benefício, qualidade técnica, criatividade e inovação. As quatro edições anteriores do Prêmio Prefeito Empreendedor foram vencidas pelos prefeitos de Vitória da Conquista, José Raimundo Fontes, em 2001, de Maracás, Fernando Carvalho, em 2002, de Barra do Choça, Oberdam Rocha, em 2003, e novamente Maracás com o prefeito Nelson Portela, em 2005.

PRÊMIOS

Em três anos, Camaçari recebeu importantes títulos. Atualmente, o Município está entre os 10 do Estado que irão receber a Certificação Internacional Município e Cidadania, na categoria 130 melhores prefeitos das Américas. A cerimônia será realizada no dia 28 de maio, no auditório do Senado Federal, em Brasília.
Recentemente, Camaçari ganhou o prêmio Integración LatinoAmericano 2008, promovido pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis), pela implementação de programas educacionais que incentivam a inclusão digital, robótica, arte, esporte, capacitação e cidadania dentro e fora da escola.
A merenda escolar oferecida pelo Município trouxe mais um motivo de orgulho para os moradores. O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar foi dado pela ONG Ação Fome Zero.
Com a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, um dos maiores complexos integrados de educação, cultura, esporte e lazer da América Latina, Camaçari venceu um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte/Nordeste, o Top Social 2007.
A 5ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2007, em fevereiro passado, elegeu Luiz Caetano melhor prefeito da Bahia. Em 2006, Camaçari recebeu a certificação Prêmio Prefeito Amigo da Criança. O título é dado pela Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos que apóia as gestões municipais preocupadas em implantar políticas públicas que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: