sexta-feira, 30 de maio de 2008

Revitalização transforma o horto florestal em parque


Camaçari ganha, até o final do ano, um moderno Parque da Cidade. Com cerca de 40 mil metros quadrados, o novo espaço de lazer terá pista de cooper com dois quilômetros, campo de futebol com medidas oficiais, quadra de vôlei, aparelhos de ginástica, quatro sanitários, quatro quiosques para churrasco, parque infantil, dois viveiros, iluminação e sinalização especial.
Funcionário do local há 28 anos, Edson Brito não perde da memória as belezas do lugar. Ele conta que quando chegou em Camaçari, o horto florestal era o único ponto de encontro do Município. "Os moradores costumavam visitar e se reunir aqui. Mas, alguns anos depois, ficou abandonado, sujo. As pessoas invadiram parte do terreno. Agora, finalmente uma administração séria vai mudar essa realidade. Teremos um verdadeiro espaço de lazer".
No projeto ainda consta a garantia da preservação das árvores existentes. "Nenhuma planta será derrubada. Não queremos agredir o meio ambiente", declara o secretário de Turismo (Setur), José Cupertino. Novas mudas serão plantadas, inclusive de camassary, árvore que dá nome à cidade.
A obra beneficia os moradores da Gleba B e Natal, que terão os imóveis valorizados. "A Prefeitura está no rumo certo, realizando ações importantes. Com a revitalização do horto, nosso bairro fica mais bonito. Além disso, ficamos empregados. Quem faz as obras do Município somos nós, moradores", desabafa o aposentado Rudval Santos, 58 anos. Localizado na rua Bela Vista, Gleba B, o espaço terá um segundo acesso pela rua do Telégrafo.
"O Parque Florestal é mais um equipamento público, parte do programa municipal de tornar a cidade mais humanizada e com opções de lazer". A afirmação feita pelo prefeito Luiz Caetano, na tarde de ontem (29/05), durante a assinatura de ordem de serviço para revitalização do local, mostra o compromisso da atual administração com a população.
Além do horto, Camaçari já ganhou importantes equipamentos públicos como a Cidade do Saber Professor Raimundo Pinheiro, que deu ao Município os títulos do Top Social Norte/Nordeste e Nacional, além da reconstrução e revitalização de mais de 40 praças por onde circulam milhares de pessoas.
A revitalização é um projeto da Setur e conta com o apoio das demais secretarias. O investimento é de aproximadamente R$ 600 mil. Além do prefeito Luiz Caetano e do secretário José Cupertino, marcaram presença no evento a vice-prefeita Tereza Giffoni, os secretários Domingos Barbosa (Seap), João Bessa (Seinfra), Everaldo Siqueira (Sesan), Carlos Silveira (Seas), Waldy Freitas (Sehab), Aurenita Castillo (Semu), Efigênia Cardoso (Sesau), Vital Vasconcelos (Sedel), o superintendente de trânsito e transporte Francisco Franco e os vereadores, Luiza Maia (PT), João da Galinha (PSB), Janete (PMDB), Gil D'Errico (PMDB), e Pedrinho de Pedrão (PSC).

Nenhum comentário: