sexta-feira, 30 de maio de 2008

Invasão no Morro compromete nascente do rio Camaçari

A manutenção de ocupação regular das áreas urbanas municipais sempre foi uma preocupação da Prefeitura de Camaçari. Para garantir moradia adequada à população que está invadindo a rua Maria Mary, às margens do Morro da Manteiga, no bairro Nova Vitória, o executivo municipal se reuniu novamente na tarde de hoje (28/05), com representantes comunitários. A proposta é divulgar o cronograma de visitas às pessoas que serão contempladas em programas habitacionais e apresentar relatório dos trabalhos realizados com dezenas dessas famílias já beneficiadas pela habitação popular.
De acordo com vistoria técnica elaborada pela Secretaria do Planejamento (Seplan), o local invadido pelos moradores faz parte da área do Anel Florestal, administrado pela Sudic (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Camaçari), e da Zona de Importância Ambiental e Paisagística (Ziap), conforme Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Camaçari (PDDU).
Vale ressaltar que o local invadido encontra-se em processo acelerado de degradação ambiental, causado pelo desmatamento da vegetação nativa para demarcação de lotes, o que compromete, inclusive, Áreas de Preservação Permanente (APP) da nascente do rio Camaçari, maior do Município e principal afluente da Bacia do rio Joanes. A invasão dos moradores às margens do Moro da Manteiga constitui um crime, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 4.771/65 e Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98.

HABITAÇÃO

O combate ao déficit habitacional tem sido uma das prioridades da administração municipal. Nos últimos três anos, foram construídas mais de duas mil casas populares e outras 200 devem ser entregues até dezembro próximo. Todas essas obras geraram mais de R$ 50 milhões em investimentos e foram responsáveis pela geração de 2 mil empregos.
Segundo o secretário municipal da Habitação (Sehab), Waldy Freitas, famílias que ganham a partir de três salários mínimos vão ser beneficiadas, até o final do ano, com a construção de 6 mil moradias.
Freitas ainda acrescenta que no dia 01 de julho, às 10h, participa de um café-da-manhã com a Associação de Servidores dos Correios e Telégrafos, onde será lançado mais mil unidades habitacionais. O encontro será na Casa do Trabalho.

Nenhum comentário: