quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ação cinematográfica

Correio da Bahia Josué Silva

Vestidos de paletó e jaleco, bandidos roubam agência do HSBC na Graça sem despertar suspeitas
Em uma ação cinematográfica, uma quadrilha com cerca de 15 integrantes assaltou, ontem pela manhã, a agência do HSBC situada na Rua da Graça, no bairro de mesmo nome. No banco, os ladrões, vestidos de paletó e jaleco para não despertar suspeitas, saquearam os clientes que se dirigiam aos caixas eletrônicos e levaram uma quantia não especificada do cofre. Antes, seqüestraram uma gerente e um vigilante do HSBC para facilitar a entrada no estabelecimento. A ação, iniciada por volta das 8h, durou quase duas horas e não foi percebida pelas pessoas que transitavam na via.
Antes de entrar na agência, localizada em uma rua com alto fluxo de pedestres e carros, parte dos bandidos seqüestrou a gerente administrativa Dinalva Passos, em uma simulação de batida de carro. Segundo informações da polícia, Dinalva foi abordada perto do Túnel Américo Simas, quando os assaltantes bateram, propositalmente, no carro em que ela estava. A gerente, em companhia do marido e de um filho de 2 anos, foi rendida ao sair do carro. Os assaltantes dividiram a família nos dois veículos.
Em Pero Vaz, outra parte do bando raptou o vigilante Marcos Paim, 29 anos, que tinha as chaves para abrir o estabelecimento. O grupo chegou ao bairro em um Volkswagen Crossfox e rendeu Paim quando ele saía para o trabalho, levando também o dispositivo anti-roubo do banco. Em seguida, três homens entraram na agência e outros três ficaram na ala destinada aos caixas eletrônicos. Ainda de acordo com a polícia, parte da quadrilha – provavelmente pertencente ao grupo que chegou mais cedo à Rua da Graça para levantar a movimentação – ficou posicionada do lado de fora do HSBC.
Cada cliente que entrava para utilizar o caixa era rendido, tinha a carteira ou bolsa roubada, como também as chaves dos carros e os celulares, sendo levados ao interior do estabelecimento. Os ladrões introduziram no banco cerca de 30 pessoas, somente usando de violência contra um senhor que tentou escapar. Os ladrões esperaram a chegada do gerente geral da agência – cujo nome não foi divulgado –, rendido ao sair do carro, uma picape Pajero.
O gerente foi forçado a abrir o cofre do banco, que foi saqueado. Os bandidos fugiram em direção à BR-324 em um Volkswagen Gol, um Fiat Uno, um Crossfox e uma picape Hillux. Em Itapuã, o último carro foi localizado e seus ocupantes trocaram tiros com a polícia, mas conseguiram escapar, abandonado-o na BR-324, com o vigilante Marcos preso no porta-malas. Dinalva foi levada ao banco junto com o filho, contudo o marido da gerente ficou em poder dos bandidos e só foi liberado após o assalto, em uma rua próxima ao banco.
Na manhã de ontem, policiais militares prenderam os assaltantes Adriano França Santos, 23, e Adriano Pereira da Silva, 29, com cerca de R$13 mil, no Nordeste de Amaralina. A polícia está investigando se os dois homens participaram do assalto ao HSBC, mas ainda não informaram oficialmente se a dupla integra a quadrilha.

Nenhum comentário: