domingo, 1 de junho de 2008

Nadador Allan do Carmo carimba passaporte para Pequim

Diana Gomes, do A TARDE
O baiano Allan do Carmo conquistou na noite deste sábado, 31, a tão sonhada vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim. Durante a última seletiva para os nadadores de maratonas aquáticas, Allan foi o sexto colocado e assegurou sua ida à China. Apenas os dez primeiros e mais um atleta chinês se classificavam. A disputa foi realizada na raia olímpica de remo da província chinesa de Shunyi, local que sediará a competição oficial, em agosto. Essa será a primeira participação do esporte nos Jogos.
O nadador baiano já havia tentado uma vaga durante a seletiva realizada em maio, em Sevilha. Na oportunidade ele não se deu bem porque o zíper de seu macacão acabou abrindo, o que fez a água entrar com facilidade na roupa, deixando o atleta muito pesado e atrapalhando seu desempenho. Para não dar chance ao azar nessa prova, o técnico Rogério Arapiraca trocou o uniforme de Allan, que desta vez nadou apenas de bermuda. Outra tática do treinador foi orientar seu atleta a fugir do tumulto da largada, para evitar choques, como o que aconteceu na seletiva anterior, quando tomou uma pancada na boca.
A dupla só não conseguiu evitar a confusão na chegada. Nenhum atleta queria perder a última chace de carimbar o passaporte para Pequim e por isso a disputa foi bastante acirrada. A diferença de tempo do baiano para o primeiro colocado, o búlgaro Peter Stoychev, foi de 25 segundos. Allan completou os 10 quilômetros em 1 hora, 59 minutos, 38 segundos e 8 centésimos, e chegou apenas um segundo atrás do quarto e o quinto colocados, Chad Ho (África do Sul) e Erwin Maldonado (Venezuela), respectivamente.
O gaúcho Marcelo Romanelli terminou no 25º lugar e encerrou suas possibilidades de disputar a Olimpíada. Como pelas regras, só um brasileiro poderia se classificar nessa última eliminatória, mesmo que os dois chegassem entre os 10 primeiros, ele teria que completar a prova à frente do companheiro de equipe.
Agora, Allan do Carmo se junta à sua conterrânea Ana Marcela Cunha e à paulista Poliana Okimoto, que já haviam conquistado vaga na primeira seletiva olímpica, realizada em Sevilha, na Espanha. Poliana esteve com Allan na China e participou de uma prova teste na raia que será palco da disputa na Olimpíada. Já Ana Marcela está em Sierra Nevada, na Espanha, fazendo treinamento em altitude.
O baiano sai de Pequim amanhã, mas como terá que enfrentar mais de 30 horas de vôo para chegar ao Brasil, sua chegada em Salvador será apenas dia 3 de junho, próxima terça-feira, quando desembarca no aeroporto Luís Eduardo Magalhães.
Como haviam prometido antes mesmo da disputa acontecer, os pais do nadador, Walmir e Maria Augusta do Carmo, já estão providenciando uma faixa para recepcionar o atleta com muita festa.
Confira os 10 primeiro colocados na seletiva1. Peter Stoychev (Bulgária) - 1:59:13.082. Csaba Gercsak (Hungria) - 1:59:17.073. Rostilav Vitek (República Tcheca) - 1:59:35.054. Chad Ho (África do Sul) - 1:59:37.065. Erwin Maldonado (Venezuela) - 1:59:37.096. Allan do Carmo (Brasil) - 1:59:38.087. Damian Blaum (Argentina) - 1:59:39.018. Jakub Fichtl (República Tcheca) - 1:59:39.029. Daniel Katzir (Israel) 10. Rolando Salas (Venezuela
)

Nenhum comentário: