Estudantes de Cordoaria recebem
escola reformada e ampliada
Em clima de festa, os estudantes de Cordoaria, localizada zona rural de Camaçari, reconhecida como comunidade quilombola pela Fundação Palmares desde 2005, receberam do prefeito Luiz Carlos Caetano a nova Escola Nossa Senhora de Santana, na tarde de sexta-feira (11/04). Pela primeira vez o estabelecimento de ensino passa por reforma e ampliação feita pela Prefeitura.
O evento foi aberto pelo estudante Emerson dos Santos, 9 anos, da 4ª série. Ele saudou os presentes e falou da alegria de receber um novo colégio, que, como destacou, vai estimular todos a estudar ainda mais. Logo após, o grupo Engenho de Capoeira, de Vila de Abrantes realizou uma apresentação voltada para a cultura-afro que emocionou a todos.
A diretora da escola Elenita Alves disse que era um dia histórico para a comunidade, porque o lugar vai se tornar uma referência, principalmente pelo trabalho que fará com matrizes africanas. "Hoje, este local é o nosso orgulho e o nosso amor".
"Agora meus filhos estão em uma escola com tudo que tem direito, parque infantil, biblioteca e museu, disse empolgada Solange Costa, mãe de Beatriz, 4 anos, e João Marcelo, de 6. Com investimento orçado em R$ 345 mil, a escola de Cordoaria é mais uma prova da prioridade que a educação tem merecido da administração municipal, além de reafirmar os investimentos feitos pela Prefeitura para garantir a inclusão social, em particular dos setores da sociedade que mais precisam do governo.
Situada na zona rural de Camaçari, a Escola Nossa Senhora de Santana dispõe de equipamentos e serviços do mais alto nível. Além das salas de aula, do pátio coberto, da diretoria, secretaria, sanitários e, auditórios, possui museu para exposições de artefatos e utensílios relacionados à cultura africana, biblioteca, parque infantil, mini-quadra, quiosque e até uma horta com plantas medicinais.
Para o secretário da Educação, Valter Lima, a inauguração da escola dá continuidade ao projeto de educação do Município. "Neste estabelecimento, vamos atender ao projeto Moju, com o ensino da história da África, e introduzir o laboratório de informática móvel, com acesso à internet."
"Cordoaria era um lugar que estava esquecido e agora está recebendo um tratamento diferente, com asfaltamento, pavimentação, saúde e educação, onde as crianças podem sonhar com o futuro", disse o prefeito Luiz Carlos Caetano.
No final da cerimônia, foi servido um coquetel com mingau, pamonha e tapioca, iguarias feitas pelas mulheres da comunidade, com os produtos da Casa de Farinha de Cordoaria.
Participaram do evento a vice-prefeita Tereza Giffoni, os secretários Carlos Silveira, da Secretaria de Ação Social ( Seas), Valdir Freitas, da Habitação (Sehab), Paulo Pinto, da Administração ( Secad), Demétrius Moura , da Cultura ( Secult), Vital Vasconcelos, de Esporte e Lazer ( Sedel), Antonio Carlos Falcão, do Cerimonial, os vereadores Cleber Alves (PT) e João da Galinha ( PSB), além do tata Ricardo Tavares, do Terreiro Lemba do Parque Real Serra Verde.
segunda-feira, 14 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário